top of page

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO e PEDAGÓGICO

 

Avaliação e Atendimento Psicopedagógico

As dificuldades que os estudantes podem apresentar na perspectiva escolar podem ser originadas por elementos de ordem emocional e/ou cognitiva.

Por isso é necessário analisar cada situação, considerando-se as especificidades individuais, que resultam de história de vida, tipos e estilos de aprendizagem e a assertividade da abordagem realizada pelos pais e educadores da escola que frequenta.

Em geral é necessário realizar uma avaliação psicopedagógica com vistas à análise dos elementos que interferem e cooperam para o problema identificado pela família, pelos educadores escolares ou pelo próprio estudante.

Ao diagnosticarmos cada situação, elaboramos intervenções específicas para apoiar o estudante, levando-o a valorizar suas potencialidades, assumindo atitude mais segura e responsável diante dos desafios de todos os dias, não somente na escola, mas nos demais contextos que interagem.

Ao final do processo avaliativo, é elaborado um relatório extremamente detalhado, sobre observações de ordem emocional e cognitiva, conclusões, sugestões de intervenções para educadores e familiares, além de encaminhamentos para outros especialistas, quando necessário.

Atendimento Pedagógico

O Atendimento Pedagógico é ofertado em ambiente clínico e tem a intenção de garantir ao estudante a superação da dificuldade de aprendizagem por meio de intervenções assertivas para o aprimoramento das habilidades acadêmicas essenciais.

Os conteúdos propostos pelo currículo da Escola são trabalhados na íntegra. O que muda é a metodologia, voltada para atender a especificidade de cada estudante.

Para que isso ocorra, os professores se utilizam de procedimentos adequados, orientados pela Pedagoga Karen Portella, psicopedagoga, psicomotricista e Especialista em educação especial.

Alfabetização de estudantes com ou sem necessidades educacionais especiais

Portadores de Down, autismo e outras síndromes necessitam de intervenções especiais para aprender a ler e a escrever, entre outras habilidades especiais.

O que fazer com aqueles estudantes que já vivenciaram anos na Escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever? Muitas vezes o diagnóstico aponta para lesões cerebrais, que para alguns cientistas significa a certeza de perdas irreversíveis. Atualmente, porém, com o auxílio de teorias baseadas em estudos e experiências das Neurociências, afirma-se que as habilidades do cérebro são moldáveis e podem ser modificadas. É o que se chama de “Neuroplasticidade”.

Mas de que forma um estudante que até o momento não conseguiu acompanhar o processo de aprendizagem convencional, principalmente relacionado à leitura e escrita poderá vir a progredir, obtendo uma aprendizagem mais satisfatória? É claro que não poderia ser com base em um ensino convencional, globalizado e voltado para o coletivo, mas a partir de intervenções assertivas com visas ao êxito, dentro do que for possível, mas sempre rumo ao crescente.

Dessa forma, o espaço psicopedagógico da Equipemultiplus propõe um trabalho especial para apoiar a consolidação da alfabetização de crianças e adolescentes que até o momento frequentam anos escolares adequados para a sua faixa etária em razão de adequação curricular, assegurada por Lei, porém sem o domínio de habilidades de leitura e escrita, tornando-se meros ouvintes das aulas que se voltam para atender o global, não o específico.

Em linhas gerais, propomos um processo com base na junção de alguns métodos de alfabetização, com a finalidade de garantir ao estudante a utilização de todos os seus sentidos: audição, visão, tato e, prioritariamente, a emoção. Assim, ele começa a perceber que pode avançar, basta que acredite no seu potencial e perceba o quanto é importante ler e escrever. A seguir, o esquema da proposta, adequada sempre que necessário, para contemplar de forma personalizada, cada situação

DESENVOLVENDO A CAPACIDADE DO SEU FILHO

  • Avaliação Psicopedagógica

  • Intervenção Cognitiva

  • Baixo Rendimento Escolar

  • Falta de Motivação

  • Dificuldades de Aprendizagem

  • Déficit Intelectual

  • Apoio Pedagógico em Leitura e Escrita

  • Dislexia

  • Disgrafia

  • Disortografia

  • Discalculia

  • TDAH

  • Autismo

Av. Dom Hélder Câmara, 8484,  Piedade - Rio de Janeiro, RJ 


psicoequipemultiplus@hotmail.com

Tel: 21- 4121-5458
Cel: 21- 97418-8448

HORÁRIOS DE

FUNCIONAMENTO

 

SEGUNDA - SEXTA

14:00 - 18:00 (na secretaria)

​SÁBADO 

​08:00 - 17:00

ENDEREÇO

Av. Dom Hélder Câmara, 8484,  Piedade - Rio de Janeiro, RJ 


equipemultiplus@hotmail.com

Tel: 21- 4121-5458
Cel: 21- 96866-9915

MAPA

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

© 2013 por Equipemultiplus

bottom of page